"Inovações e Inovadores"

Inovação, em termos gerais, é uma ideia aplicada com sucesso na prática e que proporciona ganhos econômicos (lucro). Na economia é a introdução de uma novidade no mercado com comprovado resultado econômico e social. Entretanto, pode referir-se também à adoção de ideias com propósitos não comerciais.

Necessita de uma idéia original (invenção) e de uma estrutura produtiva que permita o alcance do mercado.

  • Deve aumentar o valor para o cliente ou produtor.
  • Leva ao aumento da produtividade e é fonte fundamental de riqueza na economia, levando à melhoria dos padrões de competitividade.
  • Por falta de conhecimento, ou de tecnologia ou de meios de comercialização disponíveis a transformação da invenção em inovação pode ser postergada por longo período de tempo

Inovação (Click no título para acessar texto completo)

Inovadores e Empreendedorismo

Empreendedorismo é conhecido como um dos motores do crescimento econômico de longo prazo (resumido no conceito de destruição criativa apresentado por Joseph Schumpeter). É nesse sentido que se falam de empreendedores inovadores como Steve Jobs, Mark Zuckerberg, Bill Gates, Graham Bell, apenas para citar uns poucos da área de tecnologias da informação. Estes aliaram criatividade e inventividade a persistência e bom tino empresarial e criaram negócios que revolucionaram a indústria. Entretanto, há outros inovadores cujas inovações tiveram impacto imensurável na qualidade de vida das pessoas, tais como Alexander Flemming, descobridor da penicilina, Santos Dumont, inventor do avião, e Roberto Landell e Guglielmo Marconi, os quais inventaram o rádio com alguns poucos anos de diferença um do outro. Estes cientistas, embora nem todos fossem cientistas de formação, originaram seus inventos da meticulosa pesquisa científica e experimentação.

Empresas inovadoras são aquelas que desenvolvem ao menos uma inovação em um determinado período, sendo que quanto maior a taxa de inovação da empresa, isto é, a frequência de lançamento de inovações, maior poderão ser os ganhos advindos e o reconhecimento da empresa. As empresas inovadoras desenvolvem inovações próprias, em cooperação com outras empresas ou organizações públicas de pesquisa ou adotam inovações desenvolvidas por outras empresas, por meio de uso de direitos de propriedade intelectual.

Empresas também podem promover o empreendedorismo interno como meio de levantar ideias e projetos de inovação. Nessa modalidade, empregados são incentivados e apoiados a apresentarem ideais de inovação e têm disponibilidade de tempo e recursos para dedicar-se ao desenvolvimento de inovações, sejam elas em produtos, processos, serviços ou organizacionais.

Atividades de Inovação (Click no título para acessar texto completo)

Principais documentos sobre importantes aspectos e conceitos de Empreendedorismo e Inovação:

Veja também esta seleção de documentos sobre Empreendedorismo e Inovação:

Share